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É normal sentir dor muscular após os exercícios?



Qualquer indivíduo que inicia uma modalidade ou aumenta suas cargas de treino normalmente tem um quadro de dor muscular tardia. A dor muscular de início tardio (DMIT) é caracterizada como uma sensação de desconforto na musculatura esquelética que ocorre algumas horas após o exercício físico, com determinada sobrecarga a qual não se está acostumado a realizar.


Cada organismo responde aos estímulos de uma forma, mas em grande parte das vezes ocorre o seguinte quadro: surge em até oito horas após o exercício, tem pico de 24 a 72 horas depois da atividade e pode durar até uma semana.


Além da dor do movimento, outros sintomas estão presentes: perda de mobilidade, dor à apalpação e espasmos musculares. Também ocorre déficit na produção de força, que surge imediatamente após o exercício e geralmente desaparece em 48 horas.


Algumas dicas são relevantes e podem ajudar neste processo:


Respeite seus limites – não vá com muita sede ao pote no início e/ou retorno às atividades


Descanso – respeite os períodos de descanso e recupere bem o seu organismo


Alimente-se bem – assim terá energia suficiente para sua execução e recuperação


Procure um profissional de educação física – é essencial para o planejamento dos exercícios


As dores são comuns nos primeiros dias e conforme você vai mantendo continuidade elas vão desaparecendo e/ou reduzindo de intensidade.

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