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Importância do exercício físico para o cérebro




Embora os efeitos do exercício para a saúde física sejam bem conhecidos, os benefícios para a saúde cognitiva, começam agora a acumular evidências.


Na verdade, a atividade física tem vários benefícios quando se trata da saúde mental, que vão desde melhorias na aprendizagem até a prevenção de demências e atenuação dos efeitos do envelhecimento do cérebro.


Várias pesquisas afirmam que há maior produção de neurônios (as nossas células cerebrais) e um aumento das substâncias que atuam na nutrição e desenvolvimento dessas células em indivíduos submetidos a exercícios regulares.


O exercício aumenta a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões.


O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. O sangue fornece oxigênio e glicose, que o cérebro precisa para a execução de tarefas como a atenção e concentração mental, além de aumentar significativamente o fluxo sanguíneo para o hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória e aprendizagem.


O exercício melhora o humor e o sono e reduz o stress e ansiedade. Problemas nestas áreas podem frequentemente causar ou contribuir para o prejuízo cognitivo.


Todos estes benefícios não são apenas para adultos, mas para as crianças também. O exercício é crucial para o cérebro em fase de desenvolvimento das crianças. Aqueles que fazem mais exercício tendem a obter melhores notas, uma melhor concentração, e até mesmo a obter uma melhor noite de sono. E para os mais velhos ser fisicamente ativo reduz o risco do mal de Alzheimer e outras demências.


Conta pra gente, você sabia de todos estes benefícios do exercício físico para o cérebro?

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